Terapia Ocupacional

Sobre a Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma especialidade que se concentra em ajudar indivíduos a desenvolver, recuperar ou manter habilidades necessárias para realizar as atividades diárias com autonomia e qualidade de vida. Os terapeutas ocupacionais trabalham com pacientes de todas as idades que enfrentam dificuldades físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais.

Contexto de Reabilitação

A reabilitação em Terapia Ocupacional envolve a avaliação detalhada das habilidades e dificuldades do paciente, seguida pela criação de um plano de tratamento personalizado. As intervenções podem incluir atividades de vida diária (AVDs), exercícios de coordenação motora, adaptação de ambientes e uso de tecnologias assistivas. O objetivo é promover a independência e melhorar a qualidade de vida do paciente, adaptando-se às suas necessidades específicas.

Benefícios da Reabilitação em Terapia Ocupacional

  • Aumento da autonomia nas atividades diárias;
  • Melhora da coordenação motora fina e grossa;
  • Redução de barreiras físicas e emocionais;
  • Melhora da capacidade funcional e mobilidade;
  • Desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas;
  • Promoção da inclusão social e participação comunitária;
  • Apoio na adaptação e uso de equipamentos assistivos;
  • Melhora da qualidade de vida e bem-estar geral.

Atendimento no Instituto Carrer Reabilitação

No Instituto Carrer Reabilitação, os pacientes são acolhidos por uma equipe de terapeutas ocupacionais altamente capacitados. Cada paciente passa por uma avaliação inicial detalhada para identificar suas necessidades e desafios específicos. A partir dessa avaliação, é desenvolvido um plano de tratamento individualizado, que pode incluir uma variedade de intervenções terapêuticas adaptadas ao paciente. As sessões são realizadas em um ambiente seguro e acolhedor, com foco em proporcionar um atendimento integral e personalizado. A evolução do paciente é monitorada regularmente, e o plano de tratamento é ajustado conforme necessário para garantir a efetividade e os melhores resultados possíveis. A equipe também trabalha em colaboração com familiares e outros profissionais de saúde para oferecer um suporte contínuo e abrangente.

Conheça as Profissionais

Dra. Maria Emília Carra

Terapeuta Ocupacional

Crefito 3/ 6874 – TO
Terapeuta Ocupacional graduada pela PUCCAMP;
Especialista em Terapia Ocupacional aplicada a neurologia;
Formação em Integração Sensorial.

Dra. Maria Zulmira Xavier

Terapeuta Ocupacional

CRP 72242/6 – CREFITO 3-4756/TO
Psicóloga graduada pela PUCAMP;
Terapeuta ocupacional graduada pela PUCAMP;
Especialista em psicoterapia na infância e adolescência;
Formação em psicologia escolar;
Formação em psicanálise na infância;
Mestre em psicologia clínica;
Formação em terapia familiar e orientação dos pais;
Formação em Integração Sensorial;
Analista institucional.

Dúvidas?

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FAQ

  • Estratégias de Estímulo Sensorial: A terapia utiliza atividades que expõem a criança a diferentes estímulos sensoriais, ajudando-a a processar e responder melhor aos estímulos do ambiente (ALMEIDA et al., 2023).
  • Criação de Ambientes Sensoriais Controlados: Ambientes com estímulos controlados são criados para que a criança possa explorar e aprender a regular suas respostas sensoriais (GONÇALVES et al., 2024).
  • Treinamento de Habilidades de Autocontrole: Técnicas são usadas para ajudar a criança a desenvolver habilidades de autocontrole e autorregulação em situações sensoriais variadas (SILVA et al., 2022).
  • Desenvolvimento de Habilidades Motoras: A terapia foca no aprimoramento das habilidades motoras grossas e finas, ajudando a criança a alcançar marcos de desenvolvimento motor apropriados (PEREIRA et al., 2023).
  • Promoção da Independência em Atividades Diárias: Treinamento para atividades de vida diária, como comer e se vestir, é essencial para aumentar a autonomia da criança (RODRIGUES et al., 2024).
  • Integração Social e Funcionalidade: Atividades que promovem a interação social e o desenvolvimento de habilidades funcionais são utilizadas para melhorar a integração social e a participação na comunidade (ALMEIDA et al., 2022).
  • Estratégias de Organização e Planejamento: Intervenções que ensinam técnicas de organização e planejamento ajudam a criança a melhorar a atenção e a eficiência nas tarefas diárias (MARTINS et al., 2023).
  • Modificação do Ambiente de Aprendizagem: Ajustes no ambiente escolar e em casa para reduzir distrações e criar um espaço mais favorável ao foco (SANTOS et al., 2024).
  • Treinamento de Habilidades de Enfrentamento: Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e técnicas de gerenciamento do comportamento são implementadas para ajudar a criança a manter a atenção e lidar com impulsos (CARVALHO et al., 2022).
  • Treinamento de Atividades da Vida Diária (AVDs): A terapia se concentra em reabilitar atividades da vida diária para promover a independência, como vestuário e alimentação (MARTINS et al., 2023).
  • Reabilitação Cognitiva e Funcional: Intervenções são realizadas para melhorar a função cognitiva e a capacidade de realizar tarefas complexas e funcionais (SANTOS et al., 2024).
  • Adaptação do Ambiente e Uso de Dispositivos de Assistência: Modificações no ambiente e uso de dispositivos de assistência são aplicados para facilitar a realização de atividades e melhorar a qualidade de vida (ALMEIDA et al., 2022).
  • Treinamento Motor e Funcional: Foco no desenvolvimento e manutenção das habilidades motoras finas e grossas, utilizando exercícios específicos para melhorar a coordenação e a marcha (CARVALHO et al., 2024).
  • Estratégias de Autocuidado e Adaptação: Implementação de estratégias para facilitar o autocuidado e a adaptação às mudanças nas habilidades funcionais (GONÇALVES et al., 2023).
  • Treinamento de Equilíbrio e Postura: Técnicas são usadas para melhorar o equilíbrio e a postura, reduzindo o risco de quedas e melhorando a mobilidade (SILVA et al., 2022).
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Aqui no Instituto Carrer, nossa Terapia Ocupacional foca em melhorar a qualidade de vida, ajudando os pacientes a alcançar mais independência. Vamos conversar?